sábado, 23 de julho de 2011

A Faculdade de Teologia e o Ministério Pastoral

Muitas vezes me encontro em debates com algum Maranata que diz que pra pregar a Palavra não precisa ter faculdade de teologia, curso este que amo fazer, e vem me dizendo que nem um apóstolo fez faculdade de teologia, por isso vou fazer este pequena reflexão que bate de frente contra estas pessoas que...
Bem...
Não vou falar nada, a verdade é que amo a todos, porém não suporto a seita da Maranata (pra mim é seita e heresia), pessoal fechado que não conhece a verdade, talvez se os pastores fizessem uma faculdade de teologia conheceriam melhor as escrituras, mas tenho fé em Deus que muitos irão abrir os olhos um dia.
Deixo claro que estou fazendo uma crítica construtiva e não destrutivo, e replicando o que eles mesmo me questionam, na realidade tentam jogar na minha cara. Estou falando da religião, não dos membros, pois sei que existe muitos membros nesta religião que são crentes fiéis a Palavra, porém estão sendo lideradas por pessoas não capacitadas.
Vamos lá.
Para mim faculdade de teologia é obrigatório para qualquer um que deseja pregar a palavra e ter uma vida ministerial.
A bíblia relata em 1 Timóteo 3: 2 que o Bispo tem que estar apto a ensinar, ou seja, ele tem que ter uma determinada instrução para isso.
Alguém já viu médico sem faculdade de medicina?
Já tendo muitos que não prestam com diploma imagina sem?
O mesmo vale para a profissão de Pastor ou Ministro.
Concordo que existe a diferença que para se assumir o exercício pastoral é necessário ter o chamado antes, mas é necessário, após ter este chamado, um estudo e instrução adequada para se assumir tal profissão.
Quando indagado e questionado sobre o fato dos apóstolos não terem feito faculdade de teologia minha resposta é simples e direta: Os apóstolos andaram com Jesus.
Quando alguém me apresentar um Pastor que andou com Jesus, pessoalmente, ai darei créditos, mas pra isso ele teria que ter nascido a cerca de uns 2000 mil anos atrás.
Eles tiveram aulas com a fonte da Palavra.
Fizeram faculdade de teologia por 3 anos e meio com o maior dos professores, viram a história acontecer.
Já Paulo de Tarso, era uma pessoa extremamente sábia antes da conversão, quem conhece a vida dele através das escrituras sabe que ele foi aluno de Gamaliel, Mestre das Escrituras, um dos maiores professores nos anais do Judaísmo, ou seja, ele tinha de certa forma uma faculdade de teologia da época, ele era Judeu, após conhecer Cristo se tornou Judeu Cristão e se tornou um grande pregador, mas na época da sua conversão ficou anos na geladeira antes de levar a Palavra para os sedentos, e conheceu vários apóstolos que andaram com Jesus, fato que agregou conhecimento a ele.
Agora vir gente que foi consagrado a pastor e fecha os olhos e já quer fazer uma pregação sem esboço e aprofundamento na Palavra, sem ter tido faculdade de teologia, só faz ocorrer merdas como heresias, novas religiões, seitas e pregações com erros de português que misericórdia.
Jesus nos tirou o Pecado e não a nossa Inteligência.
O pior é que muitos destes pastores que se acham super crentes porque foram consagrados acham que a palavra deles é absoluta e divina, que não pode ser replicada porque é de Deus, vindo dEle, e ainda se declaram "Profetas".
Sei que Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos.
Isso também tem que vir de nós, quando recebemos o chamados precisamos nos capacitar, fazer a faculdade de teoligia para adquirir conhecimento e ter maior discernimento e não cometer os atos ignorantes de muitos Super Crentes, que prefiro não dar o título de Pastor.
Sei que muitas denominações exigem o curso superior de teologia para ser pastor, porém depois do movimento pentecostal algumas igrejas, grande parte pentecostal, apenas obriga que a pessoa tem tido uma "experiência com Deus" para ser consagrado a Pastor, que tenha o chamado, mas ignora o fato de ele ter estudos e conhecimento.
Infelizmente é triste você ver piadinhas, vídeos e reportagens de Pastores, que muitas vezes nem tem o ensino fundamental e médio completo, que blasfemam o nome do Senhor e as Escrituras devido a ignorância deles.
Com certeza muitos devem ter visto a história do Pastor que era Pedreiro sem instrução que dormiu com a vizinha, o pastor que pregava a Palavra com vários erros de português (A BIBRA DIZ!) entre diversos outros fatos que deglinem a vida de um cristão.
Concluindo, acredito e bato o pé que para ser Pastor tem que ter a faculdade de teologia, que ser Pastor é chamado de Deus, e quem recebe este chamado pode se desesperar, porque vai ter que estudar muito, pois o curso de teologia é para mestre que tem o compromisso de ensinar a Palavra de Deus.
E se preocupe mais ainda se você receber o chamado, porque Pastor não trabalha 8 horas por dia, 5 vezes por semana, não, a profissão de Pastor é 24 horas por dia, 7 vezes por semana, é estar cuidando individualmente de cada ovelha, conhecer cada uma delas, dar a vida por elas, ser psicólogo, conselheiro, amigo, médico espiritual, professor, etc...
Um Pastor tem que ser carismático, ético, dinâmico e possuir diversas outras virtudes.
Então é isso ae pessoal.
Fiquem na Paz!
Abraços!

Um comentário:

  1. Thiago, a paz de Cristo!Seu ensino é bom, mas quero deixar meu comentário!Acredito que o Ministro do evangelho deva conhecer muito bem a palavra, conhecer a língua portuguesa, e ter vivido o suficiente para conhecer pessoas!Nas escrituras neotestamentárias, o apóstolo Paulo diz que o obreiro deve manejar bem a palavra de Deus, o estudo tem que ser da palavra!não , necessáriamente, uma faculdade de teologia!Por esse motivo que Paulo exortava, em muitos contextos sobre os anciãos, que eram homens com mais experiência, tanto de vida, quanto das escrituras!Quando os apóstolos perceberam que precisavam de pessoas para ajudar na igreja, convocaram discípulos:Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens "CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO" e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante trabalho.(At 6, 3-6)Perceba que a maior qualidade dos candidatos, não foi uma boa oratória, ou simpatia, também não foi uma pessoa popular...mas cheio do Espírito santo!Thiago, acredito que uma escolha para o ministério pastoral tem que ter a direção do Espírito!O candidato precisa conhecer muitíssimo bem as escrituras, e acima de tudo, ser cordato, sincero e irrepreensível!não é uma tarefa tão fácil, mas é possível!Hoje o que vemos nas instituições religiosas, são homens com conhecimento teológico, voltado para a própria instituição!E não ao conhecimento do Deus vivo!Por esse motivo é que existem muitos erros doutrinários que mesmo exortando esses guias dos erros cometidos,não convergem ao puro evangelho, por acharem "superiores".Vou citar alguns:Dízimo, salário de Pastor, teologia focando o homen ao invés de focar à Deus, sem contar que na instituição é ensinado a adoração "fechada ", isto leva o cristão a, supostamente achar que no templo ele "adora com mais afinco".Evangelho de Jesus é muito diferente do que se prega nos dias de hoje!Enfim, no meu entender, dentro de uma instituição religiosa, voce fica "preso" aos conceitos de quem dirige essa denominação, quando o bom e necessário é ser servo do senhor Jesus! Devemos "parar" de seguir homens e voltarmos ao evangelho puro e simples!Não quero dizer com tudo isso, que devemos fazer um culto "ao ar livre", ou sermos "desigrejados"!Mas é preciso entendermos que a instituição religiosa dos dias de hoje, não busca o engrandecimento do "reino de Deus", mas seu próprio crescimento!A instituição cresce, e o crente empobrece...

    Abraços



    ResponderExcluir