domingo, 9 de fevereiro de 2014

Mural da Vergonha ou Quadro de Dízimo?



Há algum tempo, na igreja que congrego, uma batista tradicional, vi um quadro com o nome dos membros e quadros informando se eles pagaram o dízimo. Refleti muito sobre isso, e me revoltei, pois estava eu em uma Igreja Protestante Tradicional, não em uma Pentecostal ou Neopentecostal, como poderia em uma igreja tradicional, onde a Bíblia é (era) levada a sério, ver algo tão anticristão assim.
Colocar um quadro de dizimistas na igreja é expor a vergonha ou forçar pessoas sem condições a darem o que não tem, entre diversos outros problemas.
Olhar para o quadro de dizimo e não ver o seu nome é sinal de vergonha, para qualquer um, e motivo que leva muitas pessoas a saírem.
Desde quando pagar dizimo é questão de salvação?
A Bíblia diz para não fazer acepção de pessoas, e Jesus e Paulo jamais o fizeram.
Minhas perguntas sobre o quadro da igreja onde frequento é: Tem respaldo Bíblico? Dizimo não devia ser algo intimo, sem exposição?
Quando vejo um absurdo destes, mais parece que a igreja tá preocupado com a parte financeira do que a salvação de pessoas.
Eu mesmo não coloco o meu nome em envelope de dízimo e ofertas, logo meu nome nunca apareceria marcado no quadro. Sabe por quê? Dizimo é algo intimo entre Deus e Eu, ninguém mais. Muitos poderiam olhar o quadro e me olhar torto, pensando que não tenho participado do “dízimo da igreja” (você acha que Deus precisa do seu dinheiro?) ou que sou menos cristão por isso?
Não estou alegando que não devemos pagar o dízimo, pois devemos sim, temos que participar das obras do Senhor, mas devemos também lembrar que igreja são pessoas, e estas sofrem com  problemas financeiros, e que o papel da igreja também é expor para onde estar indo o dízimo, porque se tenho a ciência de que a igreja está usando o dízimo para algo que não é do Senhor, logo eu não daria, pois Deus me deu discernimento, e mais fácil seria eu usar o dinheiro da forma que a Bíblia diz, dando aos órfãos e viúvas, enfim, a ajudar ao próximo.
Agora deixo as perguntas: a igreja tem buscado os pecadores ou mais dizimistas? Colocar um quadro de dízimo na igreja com o nome dos que pagam e não pagam não seria o mesmo que ter um “mural da vergonha”? Isso é a igreja de Cristo?
Acredito que Lutero se envergonharia de ver algo assim, pois mais parece que estamos nos assemelhando a Igreja Católica na Idade Média e vendendo indulgências.
Paz a Todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário