terça-feira, 13 de setembro de 2011

Cristãos Não-Praticantes?


Alguns dias atrás eu estava discutindo com um amigo, ele tava falando que no Brasil vem crescendo os evangélicos sem denominações, ou seja, os evangélicos não-praticantes como ele mesmo denominou, em analogia aos católicos não-praticantes, e eu replicando ironicamente, perguntei a ele, o que seria uma evangélico não-praticante? Alguém que não freqüenta uma denominação ou alguém que não exerce o amor de Cristo?
Já mudando de termo, eu utilizarei a termologia de cristão não-praticante, pra não excluir outras denominações cristãs, ou fazer subdivisão de evangélicos, protestantes e católicos, pois o Deus é o mesmo e sou a favor da união de todos, de uma forma que não vou discutir aqui.
Este crescente movimento de cristãos não-praticantes me leva a crer em diversas idéias pelas quais tais grupos tem deixado de freqüentar denominações, que irei abordar no decorrer deste post de forma discursiva, que vocês notaram de forma racional, motivos como o que me fez deixar ou até motivos mais infantis, se assim posso definir, e também irei abordando o que acho do que denominamos igreja hoje em dia.
Irei fazer as seguintes perguntas para problematizar vocês um pouquinho.
Jesus é local?
Pra ser Cristão você deve seguir padrões e regras? Deve adotar um estilo de vida adotado por um grupo de pessoas para ser aceito como Cristão? (ex: mulher só pode usar saia e homem calça.)
Poderia fazer diversas outras perguntas, mas não irei o fazer, mas irei explicar algumas coisas no meu ponto de vista aqui, mas primeiramente irei responder as perguntas acima com minha base, tanto bíblicas e empíricas.
Jesus é local?
Para quem sabe usar esta pergunta como uma afirmação poderá aprisionar muita gente em sistemas religiosos ou quem aprender esta pergunta como afirmação poderá se tornar um escravo deste sistema. Claro que sabemos que isso se trata de uma grande mentira, Jesus não é local, Ele é foco, Ele é centro. Buscar Ele não é algo que se faz durante os domingos durante os cultos, e sim algo que se faz 24 horas por dia, 7 vezes por semana, 30 dias por mês e 365 dias por ano, a vida inteira. Podemos freqüentar um local para adorar a Deus e mesmo assim nos sentirmos vazios, não se deve ficar buscando Ele em locais, deixe o amor dEle te tocar, deixe Ele se aproximar de você e realizar todos os projetos que Ele tem pra sua vida, no tempo dEle, não no seu.
Pra ser Cristão você deve seguir padrões e regras? Deve adotar um estilo de vida adotado por um grupo de pessoas para ser aceito como Cristão?
João na bíblia é relatado como uma pessoa fora dos padrões da época, usava roupa de pelos de camelo (animal considerado imundo pela Lei), cinto de couro, e se alimentava de gafanhotos (inseto símbolo da destruição) e mel silvestre, tudo isso tinha um significado, mas com certeza ele não se encaixava nos padrões normais daquela época, e mesmo assim Jesus o declarou como uma pessoa especial, como mais que um profeta. Jesus disse: “Na verdade vos digo que entre os nascidos das mulheres não veio ao mundo outro maior que João Batista.” (Mt 11, 11)
Em momento nenhum lembro de Jesus se preocupando em mudar o jeito de João Batista se vestir ou de agir, na verdade não vi Ele fazendo isso com ninguém na bíblia.
Eu por exemplo sou roqueiro, passo longe da "anormalidade" de alguns roqueiros, mas já tive épocas que eu extravasava. Ainda gosto de roupas pretas, escuto muita música pesada, e ainda sou vocalista de metalcore cristão, fazendo vozes agressivas ao extremo ao cantar. Escuto muita música, algumas seculares, mas me foco mais nas cristãs. Sou indiferente nos olhos de muitos religiosos, mas isso me faz menos cristão? Infelizmente pra alguns sim.
Muitos acreditam que pra ser cristão você tem que agir como eles, que pra se inserir no grupo você precisa seguir as regras deles, como se isso me fizesse um cristão autêntico.
Grande hipocrisia.
Talvez você tenha que usar calças (homens) e saia (mulheres) pra ser maranata, que você precisa guardar o sábado pra ser adventista, que você não pode ouvir música secular ou até rock pra ser da Deus é Amor.
Quando este fato acontece, quando você tenta ser inserido em determinadas denominações, as pessoas tentam te transformar, não se tocando que este trabalho pertence apenas a Deus, que a transformação vem de dentro pra fora, mas as pessoas não se tocam disso, e caso você não siga as regras impostas por tais grupos, você tá fora.
Isso é o Amor de Deus?
Jogar no jogo deles, e caso não jogue ser excluído? Isso é o amor que Cristo veio pregar na Terra?
Deus nos aceita como somos, Ele nos fala ao coração quando algo que fazemos não Lhe agrada, não é os humanos que tem este trabalho, apesar que Ele pode usar alguns para o fazer.
Quando aceitei Jesus muita coisa em mim mudou, continuo sendo roqueiro, mas deixei de fazer certas coisas que fazia antes, não porque algum grupo de pessoas mandou, e sim porque Deus trabalhou em mim, fazendo-me mudar aos poucos.
Acho triste ver uma "igreja" excluir as pessoas, colocá-las no banco ou coisas do tipo, quando eles deviam acolher estas pessoas e mostrar o verdadeiro Amor de Deus, que não é de excluir as pessoas, e sim incluí-las.
Que contexto é este que estamos vivendo atualmente afinal no mundo cristão?
Deprimente isso, acredito que muitas pessoas vem deixando denominações por estes motivos, claro que existe aquelas que a deixam devido ao mundo que lhes oferece prazeres que eles nunca experimentaram numa congregação, e a congregação é culpada por isso também, pois não mostrou o verdadeiro prazer de descobrir o verdadeiro amor de Cristo, talvez mostrando apenas a chatice de alguns cultos, de uma monotonia sem igual, onde as pessoas não se edificam e estão lá não pra adorar a Deus, mas sim por obrigação ou porque já vivem tanto nestas vidas que se tornou algo comum, alguns até manipulados pelo medo imposto por alguns líderes religiosos.
Não estou criticando as denominações no geral, acredito que tem muita gente séria em igreja, buscando o verdadeiro amor de Deus, e líderes competentes para manter estas pessoas na salvação, mas infelizmente há aqueles que a usam de forma errada, para satisfazer o ego ou lucrar com isso.
E por hoje é só pessoal!
Rsrs!
Acredito que vocês possam ler um pouco e compartilhar o ponto de vista comigo.
Alguns podem compartilhar estas idéias comigo, uns a favor outros contra, mas este é o meu ponto de vista e estou aqui pra discutir mesmo.
Abração e fiquem na Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário