terça-feira, 3 de abril de 2012

Salvação – Questão de Fé ou Conhecimento?

Bem... estou sem postar aqui já faz um tempinho, mas agora resolvi escrever umas coisinhas que estão na minha mente e quero compartilhar.
Alguém já parou para raciocinar sobre a questão da Salvação? Será que só será salvo quem tem conhecimento da expiação feita por Jesus Cristo, para aqueles que conhecem o Evangelho? Então quem nunca ouviu falar de Jesus e sua obra, ou seja, milhões, irão para o inferno como foi dito por um preletor em um culto que assisti a pouco tempo atrás? Não estaríamos então tirando atributos divinos de Deus, afinal, se Ele é Deus de Amor e Deus de Misericórdia, como é que Ele iria permitir que muitos que não ouviram a Palavra fossem para o inferno?
Acredito que estas questões colocam o Plano de Salvação como algo racional, que para ser salvo temos que ter conhecimento da obra, e bem, não é o conhecimento que nos leva a Salvação, e sim a fé em Deus.
A bíblia dá muitas brechas para que tenhamos que acreditar que somente Jesus poderia nos salvar, sem o conhecimento de sua obra isso não seria possível, porém, ao mesmo tempo, caso analisarmos a bíblia, também poderia nos levar a acreditar que Deus pode sim salvar aqueles que nunca ouviram falar de Jesus Cristo.
Não irei entrar em muitos detalhes bíblicos aqui, pois iria tornar está pequena reflexão em um texto enorme, e ainda estou me aprofundando a este assunto, mas se vocês pesquisarem irão encontrar na bíblia a afirmação que Jesus morreu por todos, e não por algumas pessoas somente (leiam Rm 5: 18; 2 Co 5; 15; 1 Jo 2: 2).
Acredito eu, que como dito antes, não podemos tirar os atributos divinos de que Deus é Amor e Misericordioso, pois fazendo isso, não poderíamos pregar nosso Deus como temos pregado, devemos sim, acreditar que Deus, sendo Onipotente, Onisciente e Onipresente se revela em qualquer lugar do mundo, em qualquer situação e de qualquer forma.
Acredito que já nascemos com uma consciência do divino, e que quando este divino se revela, acabamos por acreditar, conscientemente, em uma força superior, e acabamos que por ter uma fé, mesmo inconscientemente, em Deus,  mesmo sem ter ouvido sequer o Evangelho ou sobre a obra de Jesus Cristo. Esta questão empírica eu poderia até dizer que é uma ação do Espirito Santo na vida de uma pessoa não-evangelizada, mas consciente de uma divindade que interage na sua vida de forma inconsciente ou até mesmo consciente. Pensando de tal forma, acredito até que Deus possa se revelar em outras culturas, em outras religiões, pois tendo fé em um deus, claro, o nosso Deus de Amor, a pessoa recebe sim a Salvação, ela acaba que de forma inconsciente talvez, adorando o mesmo Deus que nos segue, mesmo dando outros nomes a divindade. Acredito que a palavra que nos leva a Salvação com tudo isso é Fé, pois de nada adianta conhecer a obra de Cristo, pois é a fé que nos salva, não o conhecimento. Quero deixar bem claro que não estou menosprezando a obra de Cristo Jesus, apenas estou dando uma visão de um Deus verdadeiramente Amável e Misericordioso.
Visão meio complicada a minha, mas não consigo imaginar um Deus que não se revele a todos e que permitiria que muitos fossem para o inferno, acredito que Ele dê uma chance a todos, se revelando de forma qualquer, e a pessoa simplesmente por sua fé em Deus, mesmo não tendo consciência de que seja o mesmo Deus que nós acreditamos, teria sim, sua Salvação garantida, pois em muitos que nem conhecem a Palavra, podemos encontrar uma fé tão grande e até maior do que muitos cristãos, pois muitos que se dizem cristãos apenas conhecem a obra da expiação, mas não tem fé neste Deus que pode fazer o impossível acontecer.
Bem! A conclusão é está: Salvação depende de Fé e não de conhecimento, pois se dependesse apenas do conhecimento da obra de Jesus muitos estariam indo para o inferno, por nossa culpa, já que não alcançamos muitos lugares do mundo para pregar o evangelho devido a muitas barreiras, sendo assim muitos estariam morrendo sem conhecer a Palavra, e seria injusto dizer que estes estariam indo pro inferno devido a isso, devemos lembrar que o fato de Deus ser onipresente já nos faz pensar que Deus está presente em todos os cantos do mundo, de alguma forma que não temos conhecimento, e se revelando e dando a Salvação a muitos que ainda não conheceram o Evangelho, tendo estes não-evangelizados, uma fé consciente ou inconsciente deste Deus tão Amável e Amado por nós Cristãos.

Abraços e fiquem na Paz!