segunda-feira, 16 de maio de 2011

Música Cristã X Música Secular

Estou aqui deixando meu ponto de vista em relação a música secular e cristã, ao fato de um cristão ouvir música secular e ser discriminado por isso!
Lá vai:
O Brasil é um outro mundo, e não outro país! Aqui existe preconceito entre música secular e música cristã, mas se você reparar em países como EUA não existe tal diferença, bandas cristãs e não cristãs são bem próximas, algumas bandas seculares conseguem fama no meio gospel (ex: Creed, Evanescence, Lifehouse, Paramore...) e até podem começar o sucesso neste meio, como o Evanescence! Alguns estilos são predominantes de bandas cristãs, como o As I Lay Dying, uma das melhores bandas de metalcore, eles são cristãos e declaram isso! Música é Vida, logo várias bandas retratam isso em suas letras, e devido a muitos serem cristãos, acabam retratando experiências cristãs nelas, mesmo a banda em si não sendo, mas os integrantes sim. Interessante isso! No Brasil não existe esta cultura, banda cristã tem que tocar em shows cristãos, em rádio cristãs, e isso pra mim tira do foco de uma banda cristã também exercer um trabalho missionário, levando a palavra até aqueles que não conheceram a palavra, que estão sedentos! O que adianta tocar pra um público que já conhece a Palavra? Acho sem lógica!
Posso citar vários exemplos de bandas que não são cristãs, mas escrevem letras maravilhosas focadas no cristianismo e positivos, como diversas músicas do Killswitch Engage, que no primeiro vocal tinha o Jesse Leach, filho de um reverendo, o Evanescence, Paramore, Creed, Alter Bridge, Lifehouse, Attack Attack!, e diversas outras bandas que em uma música ou outra se nota um caráter cristão, em outras não!
Analisem por exemplo a música "I Walk Beside You" do Dream Theater, é explicito que nela eles estão falando de Deus, a própria banda falou isso e nos shows reparei que o James Labrie, ao cantar ela, em determinado momento, no refrão, aponta o dedo pro céu!
Como citei antes, música é vida!
Eu sou vocalista de rock também, e mesmo eu cantando em bandas seculares, como vocalista e letrista, acabo que impondo minha fé nas letras que escrevo e retratando minha vida, que é Cristo!
Pronto!
Terminei meu ponto de vista, sei que alguns irão discordar, controvérias sempre irão existir, mas é o meu ponto de vista individual!

Abraços e fiquem na Paz!